6 de fev de 2017

FALANDO SÉRIO: ALERTA VOLTA ÀS AULAS

Imagem: Free Images
Essa semana nossos pequenos voltam as aulas, é um novo começo, novos professores, novos amigos, novas relações irão se formar durante este ano de 2017, mas quero deixar aqui um alerta: alguns materiais não precisam ser novos, podemos reaproveitar a mochila do ano passado, a lancheira, o estojo, alguns lápis de cor e tantos outros materiais.
Em uma busca rápida e superficial na internet podemos encontrar milhares de sites e vídeos mostrando os novos materiais escolares (estou falando apenas de crianças), lojas com mil e um anúncios na  TV aberta e fechada: "COMPRE JÁ o seu NOVO material escolar"...Mais uma vez a publicidade está a nossa frente (pais e mães), mostrando para os nossos filhos que eles devem ter novos materiais.

Vamos ficar alertas, além dos absurdos que algumas escolas pedem nas listas de material escolar, a publicidade está a todo vapor em comerciais, redes sociais, seduzindo e influenciando as crianças com personagens infantis estampados em cadernos,mochilas,estojos e etc.

O QUE PODEMOS FAZER?


Eu tenho 6 dicas que funcionaram comigo (minha experiência, mãe de primeira viagem,rs):
  • Assim que as aulas de 2016 terminaram, eu sentei com meu filho e juntos, decidimos o que ele ainda poderia usar em 2017, separamos, reaproveitamos mochila, lancheira,alguns lápis de cor,tesoura,borracha e etc.
  • No dia da compra de material escolar, optei por não levá-lo. Além das multidões que encontramos nessas lojas, é realmente muito cansativo para uma criança participar desse processo.
  • Não comprei nenhum item com estampa de personagem, ele nunca se importou com isso.
  • Juntos recortamos e colamos figuras das quais ele gosta e montamos uma capa de caderno exclusiva.
  • Conversamos muito sobre a volta às aulas e o comércio que gira em torno disso significa (ele já tem 6 anos, mas desde os 3 anos eu converso sobre a publicidade,comerciais,desenhos,importância do brincar e etc)
  • E o mais importante (e difícil) é dizer NÃO quando necessário, importante para o desenvolvimento da criança, aprender a lidar com frustrações no futuro.

E vocês tem outras dicas para compartilhar aqui? Deixem nos comentários, vamos ficar atentos aos abusos e mostrar para as crianças que SER é mais importante do que TER!!!

4 comentários:

  1. Esse ano reaproveitamos várias coisas por aqui também! Tomamos a oportunidade, inclusive, para conversar sobre cuidados com o material escolar, visto que ano passado não houve tanta cautela. :/ Optamos por fazer a compra dos materiais sozinhos, justamente pelos motivos que você citou.

    Acho super importante rolar essa conscientização desde cedo! Ótimo e necessário post.

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de extrema importância a conscientização deste e de outros assuntos, como dia das crianças, natal, páscoa e etc, os valores hj são outros, as empresas colocam necessidades que uma criança não tem, devemos ficar atentas quanto a publicidade!!
      bjus

      Excluir
  2. Não vou mentir: itens de papelaria são um ponto fraco pra mim! haha mas realmente estão um absurdo de caro e há muito tempo não compro coisas bonitinhas, tenho reaproveitado mesmo tudo que não foi usado nos semestres anteriores da faculdade. Na escola os gastos são bem maiores né? Até pq os livros didáticos ficam disponíveis em biblioteca virtual hoje em dia. Vejo que o preço dos livros didáticos de escola estão cada vez mais caros também. Tá ok que livro é investimento, mas sejamos francos: tem imposto pra caralho envolvido e eu me sinto roubada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um absurdo os valores cobrados por livros didáticos!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou alguma dica...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.