25 de ago de 2015

Qual câmera comprar?

Já vou avisando que esse não é um post com indicações de câmeras, tem vários posts assim na blogosfera, esse é mais um desabafo. Nesses últimos dias tenho escutado bastante a pergunta: Quero ser fotógrafo, qual câmera devo comprar? 

(imagem: weheartit)

Nunca consigo dar uma resposta, pois penso em como é a minha relação com a fotografia, eu sou da época dos rolos de filmes,e meu melhor presente era um de 36 poses. Nunca me preocupei em ter uma super câmera, eu queria mesmo era comprar livros de fotografia, entender semiótica, composição, entender a cena antes de fotografar pois não podia perder uma pose do rolo. Outra sensação inesquecível era a da revelação dos negativos, eu ficava tão ansiosa pelo resultado, para ver se havia conseguido capturar a cena que meus olhos viram aquele instante! Mas hoje também é muito bom, a tecnologia está ai a nosso favor, posso admirar e estudar o trabalho dos meus fotógrafos favoritos com a maior facilidade e praticidade, posso ficar por dentro de todas as novidades do mercado, enfim, são infinitas as possibilidades!
E hoje, em pleno século XXI, as pessoas ainda acreditam que para ser um bom profissional basta ter um bom equipamento. Conheço muitas pessoas que fazem fotografias incríveis com câmeras de celular, aliás no instagram tem vários perfis assim, então não é só o uma câmera que importa, e para responder a pergunta que comecei esse post eu usarei Ansel Adams:

Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos, as pessoas que amamos”

É isso, essa é a melhor resposta. Galera, fotografia é vida, é amor, é técnica, é estudo, dedicação.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou alguma dica...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnologia do Blogger.